
DIACONATO

A palavra "diácono" tem origem no grego diakonos ou diakoneo. A expressão pode ser encontrada aproximadamente por trinta vezes no Novo Testamento e seu significado está, basicamente, ligado ao ato e à missão de SERVIR. Todos os cristão devem servir uns aos outros; essa é uma característica fundamental (1Pe.4:10).
Jesus usou essa palavra ao se referir ao relacionamento entre seus discípulos (Mt.23:11), e Paulo usa a mesma palavra com frequência freqüentemente para descrever evangelistas ou pregadores da palavra (1Co.3:5; Ef.6:21 e outros).
Em seu uso específico, os diáconos são homens e mulheres escolhidos dentre os membros da Igreja, com a missão primordial de prestar apoio ao povo e ao serviço cúltico. Tal escolha dá-se à luz do ensino paulino contido em 1Tm.3:8-13:
"Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus" Atuando sob a supervisão dos Pastores, os diáconos da IBN IMPERIAL formam um corpo de aproximadamente vinte obreiros (as) que atuam diretamente no serviço voluntário de manter a ordem dos cultos e também no socorro aos necessitados.

























