top of page

Não tenhas medo...

  • Martha Zimermann de Morais
  • 18 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Alguém disse que corajoso não é aquele que não tem medo, mas aquele que enfrenta os muitos medos que tem.

Estas palavras que permeiam toda a Bíblia me fazem refletir sobre a importância de buscarmos um porto seguro, no qual a esperança e a confiança lançam fora todo o medo. Alguém disse que corajoso não é aquele que não tem medo, mas aquele que enfrenta os muitos medos que tem.


Medos são comuns em nossa vida: de chegar, de partir, andar de bicicleta, dirigir, medo de se expor, assumir novas funções, casar, ter filhos, medo de crer… O desconhecido nos assusta e, por isso, alguns escolhem viver vidas medíocres porque temem sair de seu pretenso conforto. Deixam-se levar pela vida, incapazes de sonhar e, assim, seguem a corrente, como um rio que percorre sempre os mesmos caminhos.


Moisés precisou enfrentar seu medo quando foi orientado por Deus a atravessar o mar vermelho (Êxodo 14.16). É inquestionável que ele sentiu medo, aquele que faz parte de nossa natureza humana, de preservação da espécie, que não nos deixa fazer coisas que põe em risco nossa integridade física e nossa segurança. Sim, creio que Moisés sentiu medo. Mas esforçou-se, colocou seu pensamento no Deus da promessa, naquele que o guiava em todos os momentos e teve bom ânimo: colocou os pés na água, muito embora, por dentro, estivesse vivenciando todas as reações físicas que qualquer ser humano sente diante dos desafios que enfrenta. Provavelmente a adrenalina começou a tomar conta de seu corpo, seu coração bateu forte, suas mãos tremiam e suavam… que situação difícil!


Moisés tinha intimidade com Deus e sabia que Ele estava no controle. Interessante notar que, diante das reclamações e inconsistência do povo, Moisés respondia com palavras de vitória. “Não temais: aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vedes, nunca mais tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis” (Êxodo 14.13 e 14). Neste texto encontra-se o segredo para vencer o medo: aquietar-se. Aquietar-se diante dos abismos e mares intransponíveis, silenciar diante das tormentas e esperar pelo livramento do Senhor. Para que isso ocorra é preciso ter intimidade com Deus, conhecê-lo, viver experiências nas quais ele provou que cuida de nósem todas as circunstâncias e nos ama. Sim, é preciso sentir-se muito amado para aquietar-se e deixar Deus no controle e que enfrente nossos inimigos. Que Ele nos dê forças para levantar e começar um novo dia.


Martha Zimermann de Morais

ABASC - Ministério de Ação Social


Comments


© Copyright 2015 todos os direitos reservados.Igreja Batista Nacional do Jardim Imperial -VG

Endereço: Rua Brasil, Quadra 13 – Lotes 1 e 3  Bairro: Jardim Imperial
Cidade: Várzea Grande - MT  CEP: 78000-110
Telefone: (65) 3695-4238 / (65) 3695-1896
Email: ibnimperial.oficial@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

CONECTE-SE

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page